Hamilton Ricardo começou a carreira de ator em 1964 fazendo teatro infantil na Igreja de Santo Antonio em Osasco. Passou pelo Núcleo Expressão onde participou de diversas montagens, quando a profissão de ator ainda não havia sido regulamentada. Fez diversos cursos de teatro em São Paulo, dentre eles "Macunaíma"(dirigido por Sílvio Zieber e Miriam Muniz), Curso de Teatro Popular do SESC na Avenida Paulista, e G.E.N.E. Anos mais tarde, foi professor de Teatro Colégio Nuno Andrade. Dirigiu e atuou em "Judas em Sabado de Aleluia", de Martins Pena e tambem das montagens coletivas "Incomunicabilidade e Consumo" e "Assim Diziam os Poetas".

No Rádio Hamilton produziu e apresentou durante 8 anos o programa "Momentos Manchete", na Rádio Manchete FM de São Paulo. Foi ainda Diretor Artístico e Apresentador na Rádio Iguatemi de Osasco.

No Cinema Hamilton teve um papel importante no filme "Asa Branca, um Sonho Brasileiro", de Djalma Limongi Batista, interpretando o Repórter Ney.

Na Televisão participou das novelas "FELICIDADE", "DEUS NOS ACUDA" e "O SALVADOR DA PÁTRIA","RAINHA DA SUCATA", alem de VOCE DECIDE". Fez cursos de interpretaçao para video com STENIO GARCIA e BETO SILVEIRA.

No Teatro os últimos trabalhos foram: "Judas em Sábado de Aleluia"(como ator e diretor); "Quando as máquinas param"(de Plínio Marcos), "Assim caminha uma unidade"(de Schettini Jr.) e "Nasci para bailar"(de Hugo Sandi).

Os ultimos trabalhos de destaque em relaçao a dublagem feitos por Hamilton Ricardo, alem do Curso Regular mantido pelo Sistema Barra, estao oficinas de Dublagem monitoradas pelo STUDIO LINE, onde as duas ultimas foram dirigidas por IGNACIO COQUEIRO e FABIO BARRETO.